Sabe aquele longo tempo de espera no telefone para conseguir ser ouvido pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de uma empresa? E, depois, mais horas de ligação para que a empresa consiga resolver o problema do cliente?
Bom, esse cenário já ficou para trás, certo? Ou será que no seu modelo de negócios ainda não? Nesse caso, é melhor atualizar-se, pois não há cliente que não se incomode com esse tipo de situação.
Felizmente, hoje, no SAC, já existem formas de se trabalhar que são capazes de dar ao consumidor uma boa experiência com o Serviço de Atendimento. Dentre elas, está o uso do chamado SAC 2.0 que, quando associado ao modelo home office é ainda mais eficiente.
Vale salientar que esse tipo atividade é prestado pela Home Agent — a primeira operação brasileira de atendimento 100% em home office.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o assunto!
O que é SAC 2.0 e quais são suas características
As redes sociais revolucionaram diversas coisas no mundo, inclusive a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Elas deram voz aos consumidores — e, desta forma, obrigaram as marcas a elevar o nível de atendimento a eles. Tudo em prol da experiência positiva de compra — crucial para a fidelização do chamado consumidor 3.0. É essa boa experiência do usuário durante a jornada de compra que faz dele, naturalmente, a melhor publicidade para um negócio e, consequentemente, potencializador de vendas.
Mas, por que estamos falando de redes sociais? Porque elas são um dos pilares do SAC 2.0!
Esse tipo de serviço refere-se ao uso de canais digitais para prestar auxílio aos clientes — o que inclui redes sociais, chat online, e-mail, dentre outros.
A internet dinamizou a relação marca/cliente. Os consumidores, hoje, buscam respostas e soluções rápidas (ou, pelo menos, um esforço da marca para isso). Caso contrário, não é difícil para ele expor, publicamente, aquela avaliação negativa, seja nas suas páginas pessoais, seja na página da própria empresa.
Dentre as principais características do SAC 2.0 — e presentes na operação Home Agent — estão:
- Atendimento rápido (praticamente instantâneo, e 24h, em um mundo ideal) e eficiente;
- Variedade de canais de atendimento, para que o cliente entre em contato pelo que mais lhe for conveniente (nesse caso, é preciso entender como cada canal funciona e qual é o público que os utiliza – WhatsApp, Chatbot, redes sociais, aplicativo móvel, telefone, etc);
- Proatividade da equipe — aqui, o que funciona bem é um trabalho eficaz de cultura, processos bem desenhados, ferramentas eficazes e monitoramento, para que o time de atendimento ao cliente possa se antecipar aos problemas e oferecer ajuda, ao invés de esperar, passivamente, que as reclamações cheguem. Trata-se de aproveitar as boas oportunidades, mostrar serviço e preocupação, e ganhar a confiança dos usuários da marca.
Também vale pontuar que, dentre os modelos de operação mais eficientes no Serviço de Atendimento ao Consumidor, está o sistema home office. Por quê? Veremos a seguir.
Para sua empresa, invista na operação certa de atendimento ao cliente
Contar com uma operação eficaz de atendimento ao cliente é essencial para as empresas que visam crescimento. Nesse sentido, as parcerias certas são fundamentais para que os resultados positivos surjam.
Vamos a uma breve reflexão: falando especificamente de SAC 2.0, os profissionais escolhidos para trabalhar nesse setor precisam, no mínimo:
- Ter capacidade de entender a cultura da empresa para poder representar bem a voz de sua marca;
- Facilidade de comunicação;
- Estarem familiarizados com a tecnologia e com as redes sociais;
- Saber lidar com a pressão de resolver problemas imediatamente e com o dinamismo dos canais digitais;
- Ter ótima escrita;
- Estar por dentro da linguagem da internet.
E o modelo de trabalho home office é a melhor solução nesse sentido!
A solução permite que os profissionais trabalhem de casa, do conforto do próprio lar, sem ter que perder horas de deslocamento, por exemplo, e nem passar por estresses comuns do dia a dia — como os relacionados ao trânsito ou, mesmo, a algum tipo de convívio indesejado no ambiente de trabalho.
Toda essa comodidade (e qualidade de vida) proporcionada pelo home office é capaz de tornar a equipe de trabalho muito mais motivada, produtiva e eficiente. Além disso, o modelo possibilita incluir nessa equipe colaboradores de alto nível de conhecimento que, por algum motivo pessoal, não estão disponíveis para o mercado tradicional.
Ainda, os clientes do século XXI necessitam de disponibilidade de atendimento 24h — que inclui os dias e horários, além dos comerciais (como é o caso dos finais de semana e à noite). O sistema home office, porém, está apto a resolver também essa questão.
Dito isto, e conhecidas as vantagens para o seu negócio de uma operação de atendimento ao consumidor baseada no modelo office, saiba que a Home Agent é quem pode oferecer à sua empresa esse serviço!
A Home Agent oferece uma operação completa de atendimento ao cliente focada em resultado, e é uma empresa 100% voltada ao modelo home office. Ela possui colaboradores trabalhando na modalidade CLT, capacitados para a versão 2.0 do Serviço de Atendimento ao Consumidor que são especializados em diversas áreas — especialistas em atividades como corrida e futebol, por exemplo, atendendo os clientes de marcas esportivas, e recomendando seus produtos.
Para entender melhor a relação home office, atendimento ao cliente e profissionais qualificados, confira os posts Home office e o acesso a profissionais mais qualificados e Saiba mais sobre os profissionais qualificados da Home Agent.
Acesse www.homeagent.com.br e saiba mais!