Preocupações com o bem-estar dos colaboradores fazem parte do dia a dia de empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação. A qualidade de vida impacta diretamente na produtividade – é por isso que o home office está se tornando cada vez mais popular em todo mundo.
Especialmente entre as empresas que possuem operações de call center – próprias ou terceirizadas.
Quanto maior é o nível de qualidade de vida proporcionado, maior é a taxa de retenção de profissionais. E esse é um fator que está diretamente ligado à satisfação do cliente e ao desempenho financeiro de uma empresa.
Pensando nisso, separamos neste artigo os principais benefícios proporcionados pelo home office aos agentes de atendimento ao cliente. Veja mais a seguir.
Reflexos positivos da adoção do home office na produtividade das empresas
O bem-estar de um profissional está ligado a uma série de fatores. E o home office consegue abranger boa parte deles, como você pode ver abaixo.
1) Produtividade protegida de ocorrências adversas
Seja qual for a localização da sede de sua empresa, fato é que ela está sob o risco de acontecimentos que podem impactar a jornada de trabalho.
Greve geral, desastres naturais, quedas de energia e de conexão à internet podem prejudicar as operações, colocando em risco o faturamento da empresa.
Ao manter sua operação de call center em home office, você minimiza a probabilidade de interrupções generalizadas e garante a continuidade das rotinas.
2) Aproveitamento mais eficiente do tempo por parte do colaborador
As taxas de atrasos e faltas são praticamente nulas quando os agentes de telemarketing trabalham via home office.
Por ter sua base de trabalho em casa, os agentes podem utilizar melhor o tempo que antes era gasto no trajeto casa-escritório. Prática de exercícios, alimentação mais equilibrada e tempo de qualidade com a família são bons exemplos.
Prova disso é um estudo da Home Agent, conduzido recentemente entre seus agentes. Cerca de 42% dos entrevistados afirmaram que desistiram de uma vaga devido à distância. E 34% sequer se aplicaram para a vaga devido a esta questão.
3) Mais qualidade de vida gera mais comprometimento.
A facilidade de atuar diretamente de casa não só proporciona um colaborador mais focado e produtivo em suas tarefas desde o início de sua jornada, como também o torna mais comprometido com a empresa.
Um dos resultados mais simbólicos da pesquisa conduzida pela Home Agent foi a percepção de mais segurança por parte dos agentes.
Do total de participantes, 98,3% se sentem mais seguros desde que passaram a ser agentes Home Agent. Justamente por atuarem em suas próprias casas. Isso reduz o risco de sofrer assédio no transporte público (41%), roubos e assaltos (36%) ou de sofrerem algum tipo de acidente (17%).
Além disso, também estão protegidos contra o desconforto em casos de chuvas fortes e acidentes que prejudicam o trânsito – e causam atrasos.
Tudo isso proporciona um alto nível de comprometimento entre os colaboradores e a Home Agent – e das empresas que contratam nossas soluções de call center terceirizado.
4) Maior satisfação profissional por parte do agente em home office
Os agentes de telemarketing que atuam em home office relatam um aumento na satisfação com suas rotinas de trabalho.
As conveniências proporcionadas pelo home office são reflexo disso. Eles aproveitam melhor o tempo, conseguem cuidar melhor da própria saúde e apreciam o ambiente calmo e livre de interrupções.
Isso porque o trabalho em home office, segundo 86% dos participantes da pesquisa, torna mais fácil conciliar a rotina de trabalho com os compromissos médicos.
Os agentes que participaram da pesquisa relataram que, após a contratação pela Home Agent, observaram as seguintes mudanças:
- Têm uma qualidade de sono maior,
- Alimentam-se melhor,
- Se ausentam menos do trabalho,
- Experimentam um incremento na saúde como um todo.
Como você pode ver, o home office traz benefícios para empresas e colaboradores. Através da metodologia, mesmo empresas localizadas em grandes centros podem proteger suas operações de possíveis interrupções. E proporcionar mais qualidade de vida e oportunidades de produtividade para suas equipes.
Call center terceirizado é a solução para empresas receosas em adotar o home office
Mesmo com uma série de benefícios, muitas empresas ainda têm receio de adotar a metodologia.
O principal deles é uma possível ausência de controle por parte dos supervisores com relação às suas equipes. Outro ponto importante é encontrar o perfil certo de profissional para atuar em home office.
É por isso que muitas empresas estão apostando em soluções terceirizadas, como as proporcionadas pela Home Agent. Saiba mais no próximo tópico.
Home Agent é a solução para operações de call center em home office
A Home Agent é a primeira empresa de atendimento ao cliente baseada em home office do Brasil. Já foi premiada cinco vezes na categoria Responsabilidade Social nas associações de empresas de telesserviços brasileira (ABT) e América Latina (Aloic).
As soluções oferecidas pela Home Agent garantem que sua empresa ofereça um atendimento ao consumidor de excelência.
A Home Agent:
- Faz o recrutamento e seleção dos profissionais, garantindo agentes com expertise nas áreas de atuação de sua empresa,
- Fornece todos os equipamentos necessários para a produção dos seus agentes, o que protege a segurança das informações de sua empresa,
- Permite o atendimento ao cliente no formato 24/7, ampliando a atuação de sua empresa junto aos clientes,
- Garante baixos níveis de turn over e absenteísmo entre os colaboradores,
- Proporciona mais escalabilidade para seus negócios.
Tudo isso proporciona um atendimento mais técnico e eficaz, ampliando os níveis de satisfação de seus clientes.
Outro diferencial é que o formato home office atrai colaboradores de qualificação superior à encontrada entre os operadores de centrais tradicionais de Contact Center.
Profissionais com formação superior e experiência no mercado que não são atraídos por modelos de contratação tradicionais.