Gestão de hora extra no home office reduz custos

A gestão de hora extra no home office é uma das principais demandas no universo corporativo. Ainda mais, agora, com o crescimento do trabalho remoto.  

Como saber se os funcionários estão cumprindo sua jornada de trabalho de forma correta ou se, de propósito, optam por trabalhar fora do horário normal para ter um rendimento extra? 

Essa é uma dúvida que assola os gestores modernos. E ela é válida porque ajuda a proteger sua empresa de questões econômicas relacionadas à qualidade de vida e motivação dos colaboradores, questões jurídicas, organizacionais e muito mais. 

Então, como fazer para que a gestão de hora extra no home office seja mais eficiente? Pois a leitura a seguir pode ajudar a evitar as maiores armadilhas e surpresas desnecessárias. 

Impacto das horas extras no seu negócio 

No cenário empresarial dinâmico e competitivo dos dias de hoje, é comum pensar em extrapolar o expediente regular em busca de melhores resultados.  

Assim, as horas extras tornaram-se uma prática frequente em muitas organizações. Mas será que esse esforço adicional está gerando os benefícios desejados ou, ao contrário, prejudicando a saúde e a eficiência dos colaboradores? 

Esse recurso, gerenciado adequadamente, pode ser a solução em situações emergenciais ou prazos apertados que exigem um esforço extra. E, nesses momentos, a flexibilidade dos profissionais pode ser importante para o sucesso do projeto. 

Entretanto, é importante considerar o impacto das horas extras na saúde e bem-estar dos colaboradores. Jornadas prolongadas podem levar ao estresse, fadiga e até mesmo a problemas de saúde mental.  

Ou seja, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial para garantir que os funcionários mantenham um desempenho consistente e sustentável a longo prazo. 

Além disso, deve-se considerar os ocultos associados a essa prática. Com funcionários esgotados, há queda na produtividade, elevação nas taxas de absenteísmo e até mesmo rotatividade de pessoal.  

Assim, é mais inteligente evitar a dependência constante do trabalho adicional e investir em uma boa gestão de hora extra no home office. Para isso, conte com as dicas a seguir. 

O que sua empresa pode fazer em relação a gestão de hora extra no home office? 

Mesmo que sua equipe trabalhe em horários irregulares, você pode definir expectativas claras de quando eles devem estar trabalhando. Especificamente, quais horas eles precisam estar disponíveis. 

Assim, se um funcionário trabalha remotamente parte ou o tempo todo, ele não deve se sentir pressionado a trabalhar mais horas só porque pode. Além disso, é importante desencorajá-los a realizarem tarefas após o expediente.  

Para ter uma gestão de hora extra no home office mais eficiente, é importante ações como: 

Jornada de trabalho definida e controlada 

O primeiro passo para um bom controle é a transparência em relação a: qual a jornada a ser cumprida pelo colaborador, seus períodos de descanso, folgas, férias e demais deveres e direitos. 

Liberação de horas extras somente com autorização do responsável pelo setor 

Embora seja aceitável adotar horas extras em alguns casos específicos, elas devem ser exceção, sendo usadas de forma sensata. Afinal, em excesso podem afetar a produtividade e a motivação do time. 

Assim sendo, a melhor maneira de ter controle total, mesmo tendo pessoal que atua à distância, é adotar tecnologia adequada para bloquear o acesso ao sistema operacional fora dos horários estabelecidos para o expediente normal. 

Remote by Home Agent, por exemplo, permite ao gestor informar a hora de entrada e de saída, o período de almoço e de pausas durante o trabalho. Desse modo, para acessar o sistema e trabalhar nesses horários, o colaborador precisará de autorização de seu superior direto. 

Em outras palavras, a plataforma empodera a empresa, evitando horas extras não autorizadas, oneração da folha de pagamento e riscos de processos trabalhistas. 

Organização de demandas 

Quando o assunto é gestão de hora extra no home office, é importante entender a diferença entre necessidade, acúmulo de tarefas e falta de organização pessoal. 

Assim, fica mais fácil definir quando a hora extra é de fato necessária. Ou se é o caso de redistribuir as atividades entre os demais membros da equipe, contratar mais pessoas e, mesmo, oferecer treinamento que melhore a performance do colaborador

Contar com a tecnologia para o trabalho e para a gestão de hora extra no home office 

Atualizar as ferramentas que sua equipe usa diariamente pode ajudar sua empresa a funcionar com mais eficiência. Isso porque a tecnologia também pode ser usada para aumentar a produtividade de seu time durante o horário de trabalho regular. Assim, é mais fácil reduzir – ou até eliminar – a necessidade de horas extras. 

Além disso, uma solução específica para gerenciar a hora extra de quem atua em home office, também é imprescindível para dar visibilidade total à empresa. 

Plataforma Remote auxilia na gestão de hora extra no home office 

É evidente que ter uma plataforma voltada para o controle do trabalho remoto pode tornar a gestão de horas extras mais eficaz e prática. 

Dessa forma, sua empresa pode ver exatamente quanto tempo um funcionário gastou trabalhando em uma tarefa específica.  

Além disso, como cada gestor tem o poder de autorizar ou não a hora extra, podendo monitorar e orientar o colaborador para saber quando, de fato, ela é necessária.  

Também usará a ferramenta para evitar ociosidade e aumentar o desempenho individual e coletivo, com instruções em tempo real. 

Tudo isso fica mais fácil com a plataforma Remote. Ela garante um amplo controle de jornada de trabalho de cada um. Impedindo até que o colaborador desempenhe suas funções nos horários de descanso (como o almoço, lanches e outras paradas pré-estabelecidas pela empresa). 

Completa, a solução tem muitos outros recursos para que o gestor não fique no escuro em relação ao trabalho de sua equipe em home office. Assim, funciona como uma espécie de assistente que entrega dados confiáveis para decisões assertivas e rápidas. 

Esse nível de eficiência só é possível porque Remote é o resultado dos mais de dez anos de expertise da Home Agent no mercado de contact center e atendimento ao cliente.  

Nossos especialistas desenvolveram todas as funcionalidades pensando no empoderamento das empresas que têm equipes remotas e não podem abrir mão da eficiência desse pessoal. 

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