Como medir produtividade e inatividade no home office, certificando-se de que o colaborador está executando corretamente suas tarefas.
Medir produtividade e inatividade no home office é só mais uma preocupação do gestor moderno.
Afinal, teoricamente, com a equipe em trabalho presencial fica mais fácil garantir que os colaboradores estejam, de fato, executando suas tarefas. Certo? Infelizmente, não!
A suposta ideia de que as equipes in loco são mais facilmente observadas e levadas a focar em suas tarefas, não é 100% verdadeira.
Mesmo porque o indivíduo pode usar recursos para dar a impressão de estar trabalhando, enquanto faz algo totalmente fora de seu escopo de trabalho.
A boa notícia é que a transformação digital trouxe ferramentas que permitem conferir a produtividade e inatividade no home office. Algo muito positivo para a empresa e para os colaboradores.
Enquanto a companhia mantém os níveis desejados de produtividade, seu time tem ajuda para elevar o desenvolvimento profissional.
Acompanhe este nosso artigo e veja como monitorar de modo eficiente todo o seu time, obtendo a melhor performance!
Por que medir produtividade e inatividade no home office?
Existem vários motivos que justificam mediar a performance e o tempo de inatividade do colaborador que atua à distância.
Entre eles, destacamos os principais:
- Uma ferramenta como o Remote dá escala de gestão. Em outras palavras, permite ao gestor identificar, de maneira rápida e precisa, quais os integrantes de sua equipe necessitam de apoio ou atenção imediata. Assim, de forma muito eficaz, ele terá condições de manter todo o seu time engajado e produtivo;
- Além disso, Remote by Home Agent, oferece condições para a liderança identificar os padrões de atividade dos membros mais produtivos da equipe. Com essas informações, pode ajudar os que são menos produtivos a aprimorarem seu trabalho;
- Maior visibilidade. Uma ferramenta como o Remote permite ao gestor ter uma visão ampla e precisa sobre as atividades de seu time, antes mesmo de fazer contato com cada indivíduo.
Plataforma completa facilita a gestão do trabalho remoto/híbrido
O trabalho híbrido exige que os líderes se adaptem e encontrem mecanismos para medir a produtividade e inatividade no home office.
Mas é preciso encontrar uma solução que seja confiável e vá além de apontar estas informações.
Uma plataforma que permita registrar os dados para o futuro, caso seja necessário provar que a empresa respeita os direitos de seus colaboradores.
Remote by Home Agent é uma solução inovadora, que leva o selo de qualidade de uma empresa com mais de dez anos de experiência em gestão de trabalho remoto ou híbrido.
Suas inúmeras funcionalidades permitem:
- Fazer a gestão de equipe em tempo real;
- Controlar de forma eficaz a jornada de trabalho, eliminando os custos de horas extras indesejadas;
- Implantar uma monitoria remota eficiente;
- Incrementar significativamente a segurança no modelo remoto através de ferramentas como: Biometria facial, gravação de tela e voz, restrição de sites, aplicações, dispositivos e comandos, entre outros;
- Gestão de Infraestrutura, otimizando consumo de memória, CPU e HD.
Com Remote, acompanhar produtividade e inatividade no home office é simples. E eficiente!
Completo, Remote oferece recursos para as lideranças gerenciarem a produtividade e inatividade no home office.
Cada área da organização tem suas características e necessidades específicas de aplicações – programas, sites, etc.
Assim, basta o gestor cadastrá-las na plataforma para que a equipe tenha acesso a todas elas em sua rotina de trabalho. Da mesma forma, é possível bloquear acesso a sites, redes sociais e aplicativos.
Além disso, as aplicações produtivas podem ser monitoradas pela liderança. Dados como frequência de acesso, tempo de uso de cada uma delas, entre outros, ajudarão a entender a performance do colaborador e da equipe.
O gestor poderá identificar, por exemplo, a ocorrência de atividades paralelas, não mapeadas como produtivas. Como o tempo usado para navegar em sites não associados à rotina profissional, por exemplo.
Se esta situação se repetir com frequência, poderá ser causa de desvio e perda de produtividade.
E como é muito importante medir produtividade e inatividade no home office, Remote também identifica as horas inativas.
O sistema identifica como tempo inativo quando o colaborador fica mais de três minutos sem movimentar mouse e teclado. Para isso, não são considerados horários bloqueados para almoço e pausas programadas.
São consideradas horas produtivas o tempo que o indivíduo passou em aplicações liberadas para o trabalho. Dentro do horário da jornada regular a ser cumprida.
Para facilitar a visualização do gestor, Remote oferece os dados sobre produtividade e inatividade no home office em gráficos e listas.
Identificando pontos fora do padrão, é possível encontrar o que está atrapalhando a performance individual/coletiva. E buscar soluções para melhoria.
A plataforma da Home Agent permite até evitar inatividade não planejada por conta de problemas nos equipamentos, por meio do seu módulo para gestão de infra.