A gestão de infra no home office é um assunto que não pode ficar em segundo plano. Ele diz respeito às ferramentas necessárias para o cumprimento de tarefas, sempre considerando a devida segurança digital.
Além disso, esses ativos consomem boa parte do orçamento da organização e precisam ser continuamente avaliados para saber o momento exato de serem atualizados e/ou substituídos.
Assim, se é dever da empresa fornecer aos colaboradores os recursos necessários para o bom desempenho de suas tarefas, é seu direito saber onde estão e de que modo são utilizados/preservados pelos usuários.
Portanto, a gestão de infra no home office garante vantagens como:
- Maior produtividade e qualidade nos serviços;
- Redução de custos, em função de uma atuação proativa;
- Maior lucratividade para os negócios.
Mas como proceder para ter esse controle com equipamentos que estão fora da empresa, nas mãos de profissionais com variados conhecimentos em tecnologia? E, ainda, que usam os ativos de maneiras diversas – muitas vezes para atividades extra profissionais?
Descubra a melhor solução para essa delicada tarefa neste artigo.
O sucesso do home office e os desafios do gestor de infraestrutura de TI
A pandemia mostrou que a atuação em home office eleva a satisfação dos profissionais, ajudando a reter os talentos na empresa.
Isso acontece porque colaboradores e empresas perceberam que a maioria das tarefas do dia a dia podem ser concluídas à distância. Sem afetar qualidade ou prazos.
Um dado que comprova essa afirmativa vem da empresa de consultoria Mercer. Após entrevistar cerca de 800 gestores dos Estados Unidos, ela descobriu que, para 94% deles, o trabalho remoto mantém ou melhora o nível de produtividade.
No entanto, é bom lembrar, que quando pensamos em trabalho remoto estamos falando na execução de tarefas fora do ambiente físico da empresa.
Assim, para desafiar a gestão de infra no home office, a atividade profissional pode ser exercida na casa do colaborador ou em espaços de coworking. Locais que se propõem a oferecer uma estrutura completa para a jornada de trabalho ser mais eficiente e cômoda.
É bom lembrar, também, que existe um tipo mais aventureiro do trabalho remoto. É o chamado nômade digital, que pode mudar o local de trabalho continuamente. Assim, ora está em sua casa, ora na casa de um parente. Ou, até mesmo, em uma praia distante.
Em outras palavras, para que a empresa saiba onde está cada um de seus colaboradores e de seus ativos, garantindo a segurança onde quer que sejam usados, é preciso adotar uma plataforma inovadora.
E o Remote, desenvolvido pela Home Agent, é a opção mais completa do mercado para a gestão de infraestrutura no home office.
Remote: gestão de infra no home office e muitas outras funcionalidades
O risco de perda e/ou avaria de um ativo existe mesmo quando ele está dentro da empresa. Porém, esses riscos aumentam quando ele está sob os cuidados de colaboradores que precisam se locomover com equipamentos de um lugar para outro.
Por isso, o gerenciamento deve ser realizado com a devida cautela. Se ela não pode impedir totalmente as ocorrências, minimiza bastante, além de oferecer informações para o gestor agir de forma preventiva.
A Plataforma Remote by Home Agent é uma solução pensada para facilitar a gestão de infra no home office. Com ela, é possível monitorar em um dashboard os indicadores de saúde das maquinas, como o consumo de memória, CPU e a conexão da internet.
Bastam poucos cliques para monitorar o uso dos recursos no equipamento de cada usuário. E, no caso de necessidade, gerar alertas para a equipe de TI agir rapidamente, sem colocar em risco a produtividade.
Já a segurança da informação é ampliada com o uso de funções como:
- Biometria Facial, que só permite o acesso dos colaboradores autorizados;
- Gravação de tela e voz/telefonia, de modo programado;
- Controle dos logins de acesso, tempo gasto em cada aplicação;
- Verificações de usuários ao longo da jornada de trabalho;
- Restriction List, com bloqueio a sites e aplicativos não autorizados.
Outra funcionalidade importante oferecida pelo Remote é a Geolocalização. Com ela, a gestão de infra no home office fica mais prática, já que notebooks, tablets, celulares e outros ativos podem ser localizados em questão de segundos.
O recurso entrega a localização, em tempo real, de cada equipamento fornecido pela empresa para seu colaborador efetuar o serviço remotamente. Além disso, o histórico fica disponível para consulta futura.
Não corra riscos: conte com a Plataforma Remote by Home Agent para a gestão de infra no home office ser eficiente – e o trabalho remoto ainda mais produtivo.